quarta-feira, 23 de março de 2011

Secretário da Emater participa de Fórum das entidades de Ater

Elisafan Batista de Sales é secretário executivo da Emater-RO
O secretário executivo da Emater, Elisafan Batista de Sales encontra-se em Brasília para participar da 40.ª Assembleia Geral da Associação das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e 2.º Fórum de Dirigentes das Entidades de Ater. A Asbraer é o órgão que agrega as instituições de ater de todo o País. Recém empossado na Emater Rondônia, Sales representa a entidade levando a responsabilidade de uma instituição comprometida com o desenvolvimento da agricultura familiar sustentável.

A 40.ª Assembleia Geral da Asbraer e 2.º Fórum de Dirigentes das Entidades de Ater, realizados nos dias 21, 22 e 23, em Brasília-DF, reuniu representantes das instituições de ater dos 27 estados brasileiros para discutir o cenário da política de extensão rural no país e eleger o novo presidente nacional da entidade.

As instituições de ater no país têm prestado seus serviços com muita eficiência e responsabilidade. Mais de 50 por cento dos contratos através das chamadas públicas, do governo federal, foram feitos com essas instituições. A Emater-RO foi contratada para cinco chamadas, o que representa mais de 90 por cento das chamadas na região.

Para o secretário esse encontro vem somar os esforços de cada instituição na efetivação do desenvolvimento produtivo e econômico do setor agropecuário do País e demonstra a predisposição para o enfrentamento dos grandes desafios que ora se apresentam, como: a situação de vulnerabilidade social, de pobreza rural, de insegurança alimentar e do crescente êxodo rural e de degradação ambiental das propriedades rurais.

A assistência técnica e extensão rural, já fortalecida com a nova Lei de Ater (Lei n.º 12.188), ganha agora mais um instrumento de apoio. Será instalada amanhã, 23, a Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural. O secretário da Emater-RO estará presente.

Wania Ressutti/Emater-RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário