domingo, 13 de março de 2011

Casa da Agricultura de Cosmópolis realiza teste regional para avaliar a viabilidade da cultura de abacaxi na região

Os agricultores de Cosmópolis poderão ter mais uma opção para diversificar a área de fruticultura, em um campo de teste regional da cultura do abacaxi que foi implantado em  parceria firmada entre a Prefeitura, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e a Casa da Agricultura, pertencente à CATI Regional Mogi Mirim. “Iniciamos o experimento no viveiro da Casa da Agricultura, onde as mudas de abacaxi das variedades Pérola, Havaí e Fantástico ficaram por um período de 60 dias para desenvolvimento e aclimatação”, esclarece a responsável pelo experimento, engenheira agrônoma Priscila Fernanda de Mello, da Casa da Agricultura, salientando que as mudas  são oriundas de laboratório e obtidas por meio de técnicas de micropropagação, que geram mudas limpas de vírus e bactérias.

O transplante das mudas para o campo foi feito para o sítio Recreio, do produtor Karl Kadow que se propôs a colaborar com projeto, cuidando do canteiro de reprodução. Nessa fase, que começou em outubro do ano passado, cada planta deverá produzir após um período de 18 meses, entre 10 e 15 mudas, que serão destinadas à produção comercial de frutas. “Após os primeiros frutos produzidos no cultivo comercial serão feitas avaliações do comportamento de cada variedade testada, podendo-se, então, indicar com segurança a variedade que melhor se adapta à produção no município”, diz a agrônoma, acrescentando que o processo é longo, mas tem suporte técnico necessário para que o objetivo seja alcançado com sucesso. “Investimos nesse projeto para disponibilizar aos agricultores mais uma fonte de renda e diversificar as atividades agrícolas do município”.

O Secretário Municipal de Agricultura, José Moacir Giuzio, afirma que a região tem condições favoráveis à diversificação de culturas por apresentar clima e solo favoráveis, além de ter a vantagem de ficar  próxima à Ceasa Campinas, o que facilita a comercialização.

Fonte: Cati/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário