domingo, 13 de março de 2011

Alagoas fortalece apicultura e agricultores começam a produzir o pólen

Produto já é encontrado em dois municípios do litoral, que têm vegetação adequada para estimular o setor


Após a visita dos apicultores alagoanos a uma comunidade no interior de Sergipe, em 2010, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o grupo, que já produzia mel, se organizou e iniciou a produção de pólen.
Segundo o gerente regional da Seagri Tertuliano Moreira, que acompanhou a visita do grupo ao município de Brejão (SE), onde há apicultores organizados e produzindo o pólen, um produto de alto valor no mercado e considerado um complemento alimentar, em Alagoas ele já pode ser encontrado em Coqueiro Seco e na região de Massagueira, no município de Marechal Deodoro.
“Também já temos uma unidade de beneficiamento do pólen, que é fundamental para o sucesso da iniciativa e a adesão de outros apicultores”, explicou Tertuliano, salientando que o setor produtivo também recebe ações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL).
Ele disse ainda que os produtores, juntamente com os parceiros, estão interessados num curso de capacitação, que deverá ser ministrado por um especialista em pólen da Universidade Federal de Sergipe (UFSE). “Um dos motivos que vão colaborar para o aumento da produção de pólen em Alagoas é o pasto floral de coqueiros”, salientou o gerente da Seagri.
Alagoas já se destaca com a produção de mel, tanto no Sertão quanto na região da Mata e do Litoral, quanto de própolis vermelha (no Litoral), considerada única e já reconhecida mundialmente por suas propriedades curativas e colaborativas para manutenção da saúde.

Fonte: Diego Barros (Secom/AL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário