Técnicos da Seagri se reuniram com técnicas da SEEE para discutir a implantação do Projovem Campo Saberes da Terra (foto: Ascom/Seagri) |
Um grupo de 347 jovens alagoanos que moram na zona rural de 10 municípios e que não concluíram o Ensino Fundamental será incluído na primeira turma do Projovem Campo Saberes da Terra. Dessa forma, eles poderão finalizar os estudos, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e obter uma qualificação social e profissional, com foco nas atividades rurais.
O programa terá duração de dois anos e será executado através de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
O objetivo, a metodologia e o funcionamento do Projovem Campo Saberes da Terra foram apresentados, nesta segunda-feira (14), pela coordenadora estadual do Projovem, Alzineide Araújo, e pela gerente de Desenvolvimento das Práticas Pedagógicas da Rede Estadual de Ensino, Rosineide Urtiga, durante uma reunião na sede da Seagri.
Participaram da reunião o diretor de Extensão Rural da Seagri, Ruy Falcão, e os gerentes das Regionais onde ficam os municípios selecionados. “Nossos técnicos vão acompanhar os alunos e fazer uma troca de experiências, unindo o conhecimento acadêmico ao saber popular desse público, que já vive na zona rural e já tem conhecimento de algumas práticas. O objetivo será capacitá-los para que consigam melhorar e aumentar sua produção”, destacou Ruy Falcão.
De acordo com a coordenadora do Projovem, os participantes do projeto, todos com idade entre 18 e 29 anos, terão aula durante um período e, no outro, receberão a formação no campo, que terá foco em cinco temas relacionados à agricultura familiar: sistema de cultivo, sistema de criação de animais, extrativismo, aquicultura e agroindústria.
“Antes do início dessa formação, haverá uma capacitação para os professores e para os técnicos da Seagri que farão esse acompanhamento, no período de 11 a 15 de abril”, disse Alzineide Araújo.
Ela explicou também que o Projovem Campo Saberes da Terra será levado inicialmente para os 10 municípios que apresentaram demanda. São eles: Maribondo, Igací, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Belém, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Atalaia, Campestre e Água Branca.
O Projovem Campo Saberes da Terra é um programa do Governo Federal destinado a jovens agricultores familiares que interromperam seus estudos e faz parte de uma ação integradora, que inclui o Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria Nacional da Juventude, vinculada à Presidência da República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário