Secretários de Estado conhecem de perto o Programa Infoleite da Bahia e vão definir acordo de cooperação para instalação em Alagoas.
Secretários de Estado de Alagoas visitaram a Bahia para conhecer o Programa Infoleite (foto: Seades/AL) |
O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, e o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, foram recebidos nesta segunda-feira (14), no Centro Administrativo Estadual, em Salvador, pelo secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia, Carlos Brasileiro, para conhecer de perto o Programa Infoleite.
Esse sistema foi criado pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia para gerenciar os dados cadastrais do Programa Leite Fome Zero Bahia. De acordo com o secretário Marcelo Palmeira, o objetivo maior desse cadastro é acompanhar as informações de uma forma muito mais ágil e eficaz.
“O Estado de Alagoas vem buscando agilizar de todas as formas os serviços e benefícios para com a população, prova disso é o empenho para dar celeridade ao Programa do Leite, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, fruto de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS)”, ressalta o secretário.
De acordo com o secretário Jorge Dantas, um dos maiores programas de Alagoas dentro do PAA é o Programa do Leite e, depois de algumas visitas a outros estados do Nordeste, foi constatado que a Bahia oferece o mais completo sistema de gerenciamento, e que em breve Alagoas vai fazer um acordo de cooperação, para que, com as devidas adaptações, seja implantado no Estado.
“O modelo de gerenciamento do Programa do Leite na Bahia garante mais agilidade e mais transparência, além de mais segurança. Por isso queremos implantá-lo em Alagoas, mas com as devidas adaptações”, frisou Dantas. “Com esse sistema, praticamente não existe possibilidade de fraude, e a Secretaria terá um acompanhamento quase em tempo real tanto da situação dos beneficiários, que recebem o leite, quanto dos fornecedores, que são as associações de agricultores familiares”, explicou o secretário Jorge Dantas.
Durante a visita, os secretários também estavam acompanhados da superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Inês Pacheco. “Esse sistema de gestão terá ainda dois desdobramentos: um que envolve as entidades que fazem a distribuição do leite e os municípios, e outro que envolve os fornecedores, para que haja esse acompanhamento”, disse Inês.
Parceria - Na ocasião, o secretário Marcelo Palmeira aproveitou para firmar a parceria com o Estado da Bahia, trocando experiências para a execução de ações do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), que também está proporcionando a melhora dos índices de desigualdade naquele Estado.
Fonte: Diego Barros / Maria Barreiros (Seagri-AL)
Fonte: Diego Barros / Maria Barreiros (Seagri-AL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário