Estrada recuperada: a força dos agricultores familiares resultou em ação para a comunidade. |
O Projeto de Assentamento União, localizado em Vale do Jamari, no município de Machadinho do Oeste, já está sendo beneficiado com o Plano de Recuperação em Assentamentos (PRA). O serviço foi contratado pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no ano passado, com o objetivo de prestar assessoria técnica, ambiental, econômica e social (ates) em projetos de assentamento. Elaborado por extensionistas da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), junto aos agricultores familiares o PRA ganhou força após encontro dos agricultores familiares locais com as autoridades competentes.
O PRA foi elaborado através de metodologias participativas, que identificaram as necessidades levantadas pelos agricultores familiares locais. “Com vários problemas ocorrendo no assentamento era preciso buscar soluções imediatas e, para isso, foi formada uma comissão, pelos próprios assentados, para levar às autoridades a situação do local”, diz a extensionista da Emater, Joana Rodrigues Pereira da Silva.
O encontro com a comissão reuniu, no dia 24 de fevereiro, na comunidade Santa Rita/Serrinha, agricultores do assentamento, secretários municipais e representantes da agricultura, saúde, ação social, obras e educação, além de representantes da Secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável.
Segundo a extensionista Joana, a força da agricultura familiar no município de Machadinho do Oeste está se desenvolvendo positivamente com a aplicação do PRA. O destaque veio depois da reunião de apresentação dos problemas para os secretários e demais convidados. Ela explica: “com o empenho da comissão e os representantes das áreas social, econômica, ambiental e infra-estrutura, o secretário municipal de obras, Paulo Henrique, já enviou os maquinários para dar início à recuperação das estradas nos pontos mais críticos do Projeto de Assentamento. A secretária municipal de ação social, Daniela Castro de Oliveira, também se colocou a disposição para realização de cursos e apoio ao Plano de Recuperação do Assentamento e o secretário municipal de agricultura prontificou-se em contribuir no que for possível para ajudar na recuperação do assentamento”.
A comissão formada pelos agricultores que se prontificaram a buscar soluções para os problemas da comunidade do Projeto de Assentamento União, contaram com o apoio da Emater e Incra, através da equipe do Programa de Ates. Mas partiu deles a iniciativa de levar a realidade local ao poder público do município de Machadinho D’oeste e cobrar as soluções cabíveis. Agora resta aguardar e acompanhar o andamento das ações que promoverão a melhoria da qualidade de vida das famílias que residem no local.
Wania Ressutti/Emater-RO
Nenhum comentário:
Postar um comentário