A nova estrutura visa dar maior dinamismo às ações da extensão. (Foto: Irene Mendes) |
Todo início de administração requer uma retomada nas ações políticas e administrativas de uma instituição. Não que isso signifique destituir tudo o que foi feito até então, mas é preciso que se tomem as rédeas para dar segmento a uma nova visão de administrar.
Com o objetivo de aprimorar as ações da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) a nova diretoria reuniu os novos supervisores regionais para repassar informações que alinharão a nova política administrativa da instituição.
A Emater mantém hoje, 82 unidades administrativas nos 52 municípios do Estado, incluindo uma unidade Central e uma Usina de Nitrogênio em Porto Velho e um Centro de Treinamento em Ouro Preto do Oeste. A nova estrutura deverá incluir mais seis unidades que atuará como escritórios regionais em seis localidades estratégicas do Estado.
Os municípios que serão contemplados com os escritórios regionais são: Porto velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Colorado do Oeste. Segundo o coordenador técnico e de planejamento da Emater, José Tarcísio Batista Mendes, a retomada dos escritórios regionais irão dar uma nova visibilidade e agilidade na prestação de serviços ao público beneficiário.
Sales: "o que está dando certo deve continuar". (Foto: Irene Mendes) |
O secretário executivo da Emater, Elisafan Batista de Sales, conta que a atual estrutura se encaixa na estrutura criada pelo governo estadual que tracejou o Estado com base nos territórios mapeados pela esfera federal. Essa estrutura vai facilitar as ações e dará maior mobilidade aos projetos a serem executados pela instituição.
A reunião de nivelamento com os supervisores foi realizada no escritório central da Emater, em Porto Velho. Conduzida pelo coordenador Tarcísio, foi acompanhada de perto pelo secretário adjunto Francisco Mende Sá Barreto Coutinho. “A Emater tem que se preparar tecnicamente para enfrentar os novos desafios”, diz o secretário.
Durante as atividades José Tarcísio apresentou os programas trabalhados pela instituição e as áreas estratégicas a serem incrementadas no setor, como por exemplo, atenção diferenciada ao agricultor familiar e incentivo à agroindustrialização, entre outros.
Enquanto discutiam as novas estratégias de ação para a assistência técnica e extensão rural, os supervisores receberam a visita do secretário Sales, acompanhado dos secretários de Estado da Agricultura, Anselmo de Jesus e de seu adjunto, Antonio Deusemínio.
Sales disse estar “buscando reconstruir o processo de ater com as mesmas ferramentas que a sociedade nos cobra”. O secretário enfatizou ainda que é um funcionário da casa e o fato de estar secretário não muda essa sua condição e que o seu desejo é que a Emater possa cumprir sua missão, com dignidade e eficiência, por isso, “aquilo que vem dando certo, os programas que estão funcionando bem, vão continuar”, diz salientando que novos poderão aparecer, de acordo com a necessidade e condição de execução.
É preciso valorizar o trabalho em parcerias,da coletividade e das parcerias. (Foto: Irene Mendes) |
Para o secretário adjunto da agricultura, Antonio Deusemínio, “é preciso apostar no agricultor empreendedor e o pequeno agricultor precisa ter em mente esse pensamento de empreender, de planejar, de se organizar”.
Por fim, os secretários da Emater, Sales e Francisco lançaram um desafio à nova equipe: Trabalhar com sustentabilidade sem esquecer o desenvolvimento econômico e social.
Wania Ressutti/Emater-RO
Nenhum comentário:
Postar um comentário