Área de assentamento em Rondônia. |
Técnicos da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater) realizam amanhã, 11, em Ouro Preto do Oeste, um encontro entre os extensionistas responsáveis pelo mapeamento das unidades produtivas no estado. O objetivo é analisar as ações executadas e buscar alternativas que possam melhorar o trabalho realizado. Até o momento já foram realizados 4.435 cadastro.
Iniciado em julho do ano passado o trabalho de identificação ocupacional e regularização das propriedades rurais em Rondônia está sendo executado por 24 extensionistas da Emater. Para realizar esse trabalho todos foram treinados em cartografia e GPS - aparelho que utiliza sinais de satélite para fornecer a posição exata de um lugar na terra.
A proposta partiu de um convênio firmado entre o governo estadual, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para oficializar a posse, com titulação das terras a 12 mil propriedades de pequenos agricultores familiares. Os extensionistas estão percorrendo cada local para efetivar o cadastro. É um trabalho moroso, porém, capaz de identificar a posição exata da área.
Para melhorar essa atividade e agilizar o cadastramento das propriedades a Emater está reunindo os extensionistas cadastradores para uma troca de informações. Segundo o gerente da Emater responsável pelo mapeamento das terras, Cledmar Carneiro, é uma forma de conhecer as dificuldades encontradas pelos extensionista e buscar alternativas que minimizem esses possíveis entraves.
O encontro será realizado no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste onde serão apresentados os resultados quantitativos até o momento, a importância do convênio e o compromisso da Emater e a discussão de estratégias e nivelamento das informações.
Fonte: Wania Ressutti/Emater-RO
Nenhum comentário:
Postar um comentário