quarta-feira, 23 de março de 2011

Emater-RO presente no lançamento da Frente Parlamentar de Ater

a Frente Parlamentar é um instrumento de apoio e
valorização dos serviços de ater e do extensionista.
O Secretário executivo da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Elisafan Batista de Sales, participa hoje, 23, em Brasília, da instalação da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural. A solenidade oficial aconteceu nesta manhã, no salão Nereu Ramos, da Câmara Federal, durante a programação da 40.ª Assembleia Geral da Asbraer Associação Brasileira das Entidades Públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e 2.º Fórum de Dirigentes das Entidades de Ater, iniciado no dia 21. Os dirigentes das instituições públicas de ater participam ainda da discussão do novo código florestal.

A Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural foi proposta pelo deputado José Silva. Zé Silva como é chamado pelos colegas extensionista é funcionário de carreira da Emater-MG e já ocupou a presidência da Asbraer. Como grande conhecedor da causa extensionista tem buscado na Câmara Federal defender os interesses das instituições de ater, dos profissionais e dos agricultores familiares.

Segundo o deputado, com a Frente Parlamentar de Ater “toda  a sociedade terá a oportunidade de conhecer mais profundamente a importância e as funções que as empresas públicas do setor têm para o desenvolvimento rural sustentável, como a criação e promoção de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida das populações do campo e dos pequenos e médios municípios do País”.

Sales foi a Brasília acompanhado do coordenador técnico e de planejamento da Emater, José Tarcísio Batista Mendes e levou ao encontro anual da Asbraer as novas perspectivas para as ações de assistência técnica e extensão rural em Rondônia.

Para Sales a Emater tem que estar cada vez mais próxima do campo, por isso a instituição de Rondônia vem passando hoje, por uma reforma estrutural que, segundo o próprio secretário, estará aproximando mais os extensionistas e os serviços de ater do agricultor familiar. Segundo ele, esse processo de reconstrução trará maior visibilidade às ações e maior resultado para o homem, a mulher e o jovem no campo.

O secretário diz ainda que a Frente Parlamentar, que está sendo instalada, é mais um instrumento de apoio e valorização dos serviços de ater e do extensionista e vem somar força com a Nova Lei de Ater instituída no ano passado.

Seguindo a programação de encerramento da Assembléia Geral da Asbraer, os participantes, representantes das instituições públicas de ater estarão discutindo, junto com o relator, deputado Aldo Rabelo, o novo código florestal.

Wania Ressutti/Emater-RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário