A implantação de uma horta orgânica para que alunos pudessem aprender a produzir e consumir alimentos saudáveis superou as expectativas de seus idealizadores. O trabalho foi realizado em parceria entre a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ruth Rocha”, no distrito de Rio Branco, em Campo Novo de Rondônia. A escola foi premiada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com um notebook, pela iniciativa.
A Emater, através da equipe da subunidade do distrito de Rio Branco, tem desenvolvido um trabalho junto a alunos e professores relacionando-os à agricultura familiar. O objetivo, segundo Leonardo Marques dos Santos, gerente da subunidade da Emater local, é contribuir na complementação e melhoria do hábito alimentar saudável. Com o projeto “A Horta na Escola” foram realizadas atividades que deram aos alunos a oportunidade de conciliar a teoria à prática, aplicando o que se aprendeu na sala de aula, levando-os a uma experiência valiosa para suas vidas “Além de conscientizar da necessidade de se preservar os recursos naturais, de que a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável, rica em vegetais e ensiná-los a produzir hortaliças de forma orgânica, a prática permite que eles possam sentir e vivenciar o verdadeiro relacionamento entre o homem e a natureza”, diz Leonardo.
A implantação de hortas em escolas vem mostrando resultados satisfatórios, onde a relação homem/meio ambiente se estreita a partir de uma atividade que envolve o exercício da cidadania e a aquisição de conhecimentos nas áreas de ecologia, geografia, química, etc. O projeto “A Horta na Escola” teve como proposta dinamizar o aprendizado de ciências biológicas nos ensinos fundamental e médio, como mais um recurso educacional e didático, uma vez que os adolescentes urbanos desconhecem, não têm oportunidade ou até mesmo depreciam a prática agrícola. Assim, procurou-se desenvolver, através da prática, um espaço interdisciplinar e de motivação concreta para os alunos. “Esse espaço torna-se democraticamente de todos, à medida que os pais e toda a comunidade local estiverem envolvidos no processo”, explica o gerente.
Leonardo diz ainda que o projeto “A Horta na Escola” é o primeiro passo para que os jovens possam desenvolver e despertar maior interesse pelo setor primário. “A região de Rio Branco de Campo Novo de Rondônia possui uma demanda muito grande por hortaliças folhosas e hortaliças tuberosas, só isso já garante mercado”, diz o extensionista complementando que, “além de contribuir diretamente para a sua conscientização e interferir no consumo adequado de alimentos saudáveis, a implantação de hortas poderá incentivar outros agricultores a produzir e suprir a necessidade local e o excedente ainda poderá ser comercializado em outros municípios e até fora do estado”.
O prêmio
Com a implantação do projeto “A Horta na Escola”, em parceria com a Emater, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ruth Rocha” foi contemplada com o Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar ano Base 2009. Esse prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e na aprendizagem dos alunos. A escola ganhou ainda, um computador notebook que foi entregue em solenidade oficial, em Porto Velho, com a presença da secretária de Estado da Educação, professora Irany Freire Bento.
Wania Ressutti/Emater-RO
Nenhum comentário:
Postar um comentário