O plano visa levantar potencialidades da região. |
Extensionistas da subunidade da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) vem realizando atividades junto aos assentados do Projeto de Assentamento Joana D’Arc II, com o objetivo de levantar problemas e potencialidades da região. Trata-se da elaboração do Plano de Recuperação de Assentamento (PRA).
Através de oficinas, com envolvimento de todos os atores da comunidade, são discutidas ações e propostas que visam analisar aspectos, sociais, políticos, econômicos, ambientais, culturais e infraestruturais na perspectiva de um futuro desenvolvimento do projeto em questão.
Segundo o engenheiro florestal Alexandre Chaves Maciel, um dos técnicos responsável pela realização das oficinas, “a contribuição dos assentados é de fundamental importância para o conhecimento da realidade local”, pois através da observação e das diversas formas de percepção de cada morador, sem que haja interferência de opiniões externas é possível saber exatamente o que pensa a comunidade e assim promover as mudanças necessárias e almejadas pela comunidade.
A proposta do Plano de Recuperação do Assentamento Joana D´Arc II, tem a função de definir de forma clara e objetiva, os problemas e potencialidades levantados de modo participativo, pela comunidade. “Conhecendo as informações em todos os aspectos, torna-se possível a busca de soluções para os problemas priorizados pelos próprios assentados e assim promover ações no sentido de alcançar o futuro por eles desejado”, finaliza o extensionista.
Além de Alexandre, integram a equipe técnica responsável pelas ações no Joana D’Arc II, o geógrafo Alan Bentes; o técnico agrícola Audizio Carneiro; a assistente social Virginia Avelar e a extensionista social Luzia Duarte.
Wania Ressutti/Emater-RO
Nenhum comentário:
Postar um comentário