quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

100 mil mudas de café serão distribuídas em Nova Mamoré

32 cafeicultores receberão até 5.000 mudas de café.
Com o objetivo de melhorar a qualidade e produtividade da produção local, agricultores de Nova Mamoré receberão mudas certificadas de café. As mudas foram produzidas pelo viveiro da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater) local e irão beneficiar 32 cafeicultores. Aproximadamente 100 mil mudas serão distribuídas.

Nova Mamoré já foi um grande produtor de ouro, nas décadas de 70 e 80, mas hoje tem sua economia baseada na agricultura, pecuária e extração da madeira. Sua maior riqueza está na potencialidade hídrica, com nascentes protegidas em áreas indígenas. A castanha, também em área protegida, tem proporcionado uma excelente fonte de renda para os indígenas e colonos que habitam a região e a presença de gado de corte e leite é forte na região, colocando-o na 12.ª posição do ranking estadual.

Alternativas segmentadas para a produção de grãos surgem com o intuito de oportunizar os agricultores familiares a diversificar a sua propriedade, garantindo assim a sustentabilidade local e preservação do meio ambiente, normalmente ameaçado por atividades extrativistas.

As sementes que originaram as mudas de café foram adquiridas através Embrapa. São sementes certificadas, de boa qualidade, da variedade conilon, que melhor se adaptam à região amazônica.

Distribuídas gratuitamente aos agricultores que já praticam a cultura ou que tem terra preparada para iniciá-la, as mudas de café deverão trazer um novo incremento à produção local, melhorando não somente a qualidade do produto, mas gerando aumento de renda para o agricultor e sua família.

Wania Ressutti/Emater-RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário