Material atenderá necessidades básicas da agricultura familiar. (foto: Irene Mendes) |
Agricultores e extensionistas rurais receberam nesta terça-feira, 21, os kits do Projeto Minibiblioteca, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Foram 13 kits entregues à Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), a serem repassados para os escritórios dos municípios integrantes do território central da cidadania. As minibibliotecas são compostas de publicações impressas e em vídeo, com conteúdos de interesse da agricultura familiar.
A entrega dos kits foi realizada no auditório do Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste. Na ocasião o superintendente do MDA em Rondônia, Olavo Nienow discursou sobre o enfoque dado pelo governo brasileiro à agricultura familiar. Segundo o superintendente, o orçamento do governo federal para a agricultura familiar nos últimos anos, cresceu mais de mil por cento, “o que revela a importância desse seguimento econômico para o desenvolvimento rural”.
O secretario da Emater-RO Sorrival de Lima, em seu pronunciamento, agradeceu aos parceiros da extensão rural, e aos técnicos extensionistas pelo desempenho no atendimento às famílias agricultoras do Estado. Sorrival disse que nos últimos oito anos o governo de Rondônia priorizou o serviço de assistência técnica e extensão, criando programas especiais de atendimento como Promec, de mecanização agrícola, e outros, cuja execução visou assistir principalmente a agricultura de base familiar, que representa 85% do total de empreendimentos rurais do Estado.
O secretário aproveitou a oportunidade para desejar boas festas aos presentes e antecipou sua despedida aos colegas do campo e agricultores presentes. A solenidade foi encerrada com a fala do secretario adjunto da Agricultura, Luis Carlos Coelho de Menezes, que felicitou os técnicos da Emater pela eficiência, eficácia e efetividade na execução do trabalho com os agricultores, porque segundo ele, “não basta se oferecer os recursos e as condições de trabalho. É necessário também que haja uma equipe motivada e disposta a executar as políticas de governo no campo”. Ele elogiou ainda o secretario de Estado da Agricultura, Evaldo de Lima, e desejou sucesso a equipe que vai administrar a agricultura na nova gestão, que inicia em 2011. Por fim, concluiu seu pronunciamento pedindo o mesmo empenho dos extensionistas na próxima gestão porque “os governos passam, mas as políticas públicas bem fundamentadas continuam”.
O kit de minibiblioteca contém publicações impressas e programas de vídeo. Os portfólios reúnem uma coletânea de CDs com 160 arquivos em áudio, do programa de rádio “Prosa Rural”, da Embrapa, e 80 vídeos do programa “Dia de Campo na TV”. Os temas são os contemplados no Plano Safra da Agricultura Familiar nos anos de 2008 e 2009, os mesmos trabalhados pela extensão rural junto ao agricultor, com enfoque na produção de pequenos animais, grãos, hortaliças e fruticultura.
Além de ser utilizada como ferramenta de apoio ao extensionista na orientação e assistência técnica agropecuária, a minibiblioteca vai estimular a comunidade na busca de conhecimentos teóricos sobre a prática de diversas culturas, e até receitas culinárias e livros dedicados aos jovens rurais com ênfase na educação agroecológica e ambiental.
Enoque Gonçalves e Wania Ressutti/Emater-RO
Nenhum comentário:
Postar um comentário