quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Projeto Hortas Pedagógicas capacita monitores de escolas públicas

Segurança alimentar, educação ambiental e saúde pela prevenção formam o tripé que sustenta uma das dimensões (a educacional) do Projeto Integrado de Agricultura Urbana e Inclusão Social da Emater/RN, as Hortas Pedagógicas. Coordenado pela extensionista Nízia Cordeiro, o projeto realizou, nesta quarta-feira, 15, a última capacitação do ano com monitores das escolas públicas municipais.

O evento, realizado no auditório do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RN teve como objetivo reunir monitores, coordenadores e financiadores das Hortas Pedagógicas, para fazer uma exposição das experiências bem sucedidas e já implantar nos participantes o desejo de, em 2011, dar continuidade ao projeto, expandindo-o tanto para dentro da própria escola, através de sua integração com as disciplinas curriculares, como também para a comunidade em que se inserem os estudantes, professores e monitores participantes.

Na ocasião, o diretor técnico da Emater/RN, Mário Varela Amorim, falou da importância das Hortas Urbanas e homenageou Teresinha Cardoso de Araújo, fundadora do projeto em Natal/RN mencionando a escolha feita pela Asbraer pelo projeto e a citação do mesmo no livro “Projetos de Excelência em Extensão Rural das Associadas da Asbraer”, que trás uma ação bem sucedida de cada estado brasileiro.
Ainda durante o evento, houve a oportunidade dos monitores Marcos Antonio e Maria Railma, da escola Municipal São Francisco de Assis, exporem através de fotos e de depoimentos como as Hortas Pedagógicas transformaram para melhor suas realidades pessoais e de toda a escola.

Apresentações culturais também marcaram a manhã de hoje, o mágico Horus foi destaque com show de ilusionismo. A monitora do Mais Educação Marta Lima, recitou cordel de sua autoria “Sublime Recordação, fazendo uma retrospectiva deste ano que se encerra. E o bolsista do Projeto Integrado de Agricultura Urbana e Inclusão Social da Emater/RN, Fellipe, tocou e cantou a música “Aquarela” do poeta Toquinho.
Para encerrar a atual coordenadora do projeto, Nízia Cordeiro, agradeceu a presença de todos os participantes e de todos aqueles que acreditam nas Hortas Pedagógicas como forma de transformação social. 

Fonte: Emater-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário