A produção é aproveitada na merenda escolar |
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI) através do Projeto Horta na Escola comemora a implantação da horta escolar na Unidade Escolar Casa Meio Norte, que é um centro de ensino da prefeitura mantido pelo Sistema Meio Norte de Comunicação.
A horta, que está na fase de primeira colheita, é vista como uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem por professores e alunos, além de servir como base alimentar para as crianças. “A riqueza nutricional que horta oferece para as crianças é muito grande, por exemplo, a couve é uma fonte de nutrientes muito eficaz no combate da anemia”, citou o engenheiro agrônomo Francisco Amorim que é Coordenador de Operações do Emater-PI.
A horta é cultivada com adubo orgânico oferecendo uma alimentação mais saudável às crianças. |
Para a Diretora Adjunta da escola, Carmem, é de suma importância o cultivo das hortaliças, uma vez que as mesmas são aproveitadas na merenda escolar. “Todas são cultivadas com adubo orgânico o que significa uma alimentação mais saudável. Aqui, as crianças acompanharam todo o processo de implantação da horta e isso intensificou o trabalho de conscientização e valorização ambiental que nós já havíamos iniciado”, afirma.
“Essa horta representa muito para essas crianças, pois nas suas casas, eles não tinham acesso a esses legumes. Inclusive, a princípio houve muita resistência dos alunos. Na hora do lanche, as verduras ficavam nos pratos, mas com paciência e conscientização as crianças foram se adaptando e entenderam a importância desses alimentos”, comentou a professora Maria do Socorro.
A escola, que está localizada na Vila Maria em Teresina, foi selecionada para receber o projeto por conquistar o primeiro lugar do Nordeste no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é fruto da parceria entre o Emater-PI, a Superintendência de Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR) e o Sistema Meio Norte de Comunicação, onde o Instituto realiza toda a aplicação técnica, ou seja, desde a implantação e o acompanhamento da horta.
Astrid Neves/Emater-PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário