quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Parceria incentiva cafeicultura em Nova União

Serão implantados 16,2 hectares de café.

Nova União está incentivando agricultores familiares a diversificarem a sua produção. Para isso serão implantados na região, 16,2 hectares de plantio de café. A ação faz parte de uma parceria entra a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e a Prefeitura local.

Distante 368 quilômetros da capital Porto Velho, Nova União passou por períodos críticos em sua história produtiva. Segundo informações oficiais, durante o período entre 1986 e 1992 a crise na agricultura brasileira desencadeou um baixo crescimento econômico local, acirrada ainda, pela falta de uma política de prestação de serviços à população.

Com a emancipação do município em 1994 o município iniciou a busca pela sua identidade e, a partir de 2005 passou por um processo de estruturação administrativo, começando efetivamente o seu desenvolvimento. Hoje, com uma população de 7.498 habitantes (IBGE/2010) - dos quais, cerca de 80% (5.959) vivem na zona rural – e um efetivo crescimento na produção de grãos, Nova União vem investindo na melhoria da cultura cafeeira.

Segundo a engenheira agrônoma da Emater local, Numydia Carvalho Cavalcante, a parceria com a Prefeitura prevê a implantação de 16,2 hectares de café. Para isso serão distribuídas a 33 agricultores, 920 mudas produzidas por um viveiro certificado no Vale do Paraíso, adquiridas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Os agricultores foram selecionados, tendo por base, aqueles que já têm plantio, ou que querem iniciar sua lavoura e já têm terra preparada para isso, diz a engenheira, complementando que as mudas serão distribuídas gratuitamente a cada agricultor.

A parceria
A melhoria da qualidade do café já faz parte de um programa que vem sendo executado pela Emater em outros municípios, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri): o Programa de Condução do Café. Esse programa tem sido um dos maiores incrementos para recuperação de lavoura e resgate à cultura do café no Estado. Com a finalidade de promover a melhoria da qualidade do grão e aumentar a sua produtividade, o Programa que foi denominado de Tecnificação da Cafeicultura, tem sido um dos melhores incentivo ao aumento da produtividade da lavoura. A parceria firmada com a Prefeitura de Nova União veio somar esforços para a consolidação de uma produção diversificada, fortalecendo, assim, o homem no campo. Através dessa parceria, a Prefeitura compra as mudas e a Emater presta a assistência técnica.

Até o momento já foram realizadas visitas técnicas, para conhecimento das áreas, coletas de amostras de solo em todas as propriedades que serão beneficiadas, palestras para esclarecimento sobre a cultura, sua implantação e início do preparo das covas e uma excursão à Unidade da Embrapa, em Ouro Preto do Oeste, onde são produzidas as mudas. Com isso, espera-se um melhoramento da colheita de café, na região, pois “com uma boa muda a safra renderá mais ao produtor”, finaliza a engenheira.


Wania Ressutti/ Emater-RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário