quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Emater-PI investe em feiras locais como alternativa para pequenos agricultores

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI) promoverá a partir do dia 18 de dezembro uma série de feiras em diversos municípios piauienses, entre estes, tem-se Cabeceiras, Caxingó, Luís Correia, Cocal, Pedro II e Luzilândia. O Diretor de Empreendedorismo, Domingos Marques, explica que as feiras são voltadas para a exposição e comercialização dos produtos agrícolas. “O nosso objetivo maior é despertar nos agricultores e agricultoras um olhar empreendedor, ou seja, instruir o agricultor afim de que o mesmo possa obter os melhores resultados junto ao seu mercado consumidor”, afirma.

O Instituto dará todo o suporte necessário para que os eventos ocorram com o máximo de aproveitamento. Para tanto, o Emater-PI disponibilizará os estandes, a alimentação para os agricultores envolvidos, bem como serão realizadas palestras voltadas para os expositores com a temática do empreendedorismo rural.  Os locais escolhidos para as feiras serão sempre acessíveis a população dos municípios, geralmente as praças, e além disso as feirinhas terão a duração de dois dias consecutivos.
O articulador e coordenador da Rede Temática de Comercialização, José Edmir Girão, acredita que as ferinhas têm ainda uma função importante na prevenção dos chamados atravessadores. “Os atravessadores são aqueles que compram dos agricultores a preços baixos e fazem a revenda para o consumidor final com um valor acima do real. Assim, para se ter idéia, eles cobram 20% a 30% a mais do valor do produto”, comenta.

A promoção das feiras é também um trabalho conjunto, onde os técnicos locais mobilizam os agricultores e recebem suporte de sua regional, bem como do Emater-PI. Com as feiras já realizadas, pode-se notar o aumento na qualidade dos produtos, o que é importante para agregar valor aos mesmos. Entre os principais produtos, destacam-se as frutas e hortaliças, aves e o artesanato.

Astrid Neves/Emater-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário