Uma das muitas atividades ligadas ao desenvolvimento do campo e melhoria da qualidade de vida do agricultor e agricultora familiar no Piauí é a produção e dinamização de sementes crioulas, que o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI realiza com a participação de sua equipe técnica de extensionistas rurais.
O Instituto conta a parceria de órgãos federais como o Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, que atuam na aplicação de convênios e no processo de melhoramento genético das sementes, respectivamente.
Atuação do Emater na área
O trabalho do Emater é o de dinamizar a produção de sementes crioulas que são aquelas sementes que os agricultores já trabalham, e que são adaptadas às condições das regiões onde são semeadas, além da montagem de Unidades de Beneficiamento de Sementes-UBS e Unidades Demonstrativas ( UD’s), que foca no processo de limpeza das sementes, umidade correta de armazenamento para garantia de maior durabilidade da produção, e outros pontos que visam melhorar a qualidade dessas sementes.
Este ano, o Emater possibilitou a implantação de seis UD’s em regiões do semiárido, mais especificamente em comunidades quilombolas, com maior parte na região de Picos.
Outra vertente de atuação do Instituto é o quadro de cursos e capacitações voltados tanto para agricultores familiares - assistidos pelo Emater - , quanto para os técnicos de cada região contemplada, estes servirão como multiplicadores de métodos de produção e armazenamento das sementes.
Outra vertente de atuação do Instituto é o quadro de cursos e capacitações voltados tanto para agricultores familiares - assistidos pelo Emater - , quanto para os técnicos de cada região contemplada, estes servirão como multiplicadores de métodos de produção e armazenamento das sementes.
Público beneficiado e perspectivas
O Engenheiro Agrônomo do Emater, José Tadeu Santos Oliveira, atua nessa área de produção de sementes e UB’S, e afirma que com as capacitações disponibilizadas pelo Instituto, cerca de 80 a 100 famílias de agricultores familiares recebem benefícios com seu trabalho nas mais diversas regiões do Estado, principalmente no semiárido. Além ainda, dos técnicos que também são público alvo das capacitações realizadas.
O engenheiro agrônomo pontua também o fato da implantação de oito unidades demonstrativas, previstas para 2011, sendo quatro com sementes de feijão e as outras quatro com sementes de milho. As UBS’s e AD’s serão instaladas nas regiões que compreendem os territórios da cidadania, com o principal intuito de melhorar a renda dos agricultores familiares e sua produtividade.
“O grande benefício no melhoramento da produção das sementes crioulas é satisfazer o desejo que os pequenos produtores têm de amenizar os problemas da baixa produtividade. O que eles querem é ter sementes de qualidade na época em que precisassem”, afirma Tadeu, ressaltando que o trabalho do Emater busca sanar esses problemas vivenciados pelos agricultores.
Atividades desenvolvidas
O Emater, em parceria com a Embrapa-Meio Norte, colhe estas sementes em comunidade purifica-os e multiplica-os, instalando Unidades Demonstrativas (UD’s) com o objetivo de mostrar aos produtores o potencial produtivo destas sementes após o processo de melhoramento.
Com o objetivo de incentivos a criação de bancos de sementes, o Emater também está instalando Unidades de Beneficiamento de Sementes, dando oportunidade aos pequenos produtores de produzirem e armazenarem suas próprias sementes, para cultivos posteriores, diminuindo assim a dependência da distribuição de sementes por órgãos públicos, muitas vezes fora de época e com sementes não adequadas às regiões.
Astrid Mª Lages Neves/Emater-PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário