sexta-feira, 15 de abril de 2011

Educadores e agentes de extensão rural iniciam capacitação para o Projovem Campo Saberes da Terra

Treinamento para agentes de extensão rural e educadores prossegue
até a sexta-feira (foto: Ascom/Seagri) 

Os agentes de extensão rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e os educadores da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) que vão participar do Programa Projovem Campo Saberes da Terra iniciaram, nesta segunda-feira (11), a capacitação, no Centro de Ensino e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió.

Ao todo, nove técnicos de extensão rural da Seagri participam do treinamento, que segue até a próxima sexta-feira (15) e vai promover o conhecimento e a socialização do panorama do Projovem Campo Saberes da Terra em Alagoas. Entre eles estão agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas e técnicos em agropecuária.

Para isso, o grupo será orientado por uma equipe do Centro Acadêmico do Agreste, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No Estado vizinho, 900 educadores e agentes de extensão rural estão em capacitação.

Em Alagoas, os profissionais que estão sendo capacitados esta semana vão trabalhar com 347 jovens alagoanos que moram na zona rural de dez municípios e que não concluíram o Ensino Fundamental. Esses jovens, com idades entre 18 e 29 anos, vão finalizar os estudos, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e obter uma qualificação social e profissional, com foco nas atividades rurais.

Troca de conhecimento – Segundo Ângela Costa, superintendente de Gestão da Rede Escolar da SEE, os conhecimentos que serão repassados aos jovens incluídos no Projovem são saberes que vêm da terra e que serão aplicados novamente na terra, no campo, para melhoria da produção agrícola. “Que saberes são esses? Essa é uma grande ação e vai fazer com que esses saberes voltem para o campo”, destacou.

De acordo com Rita de Cássia, superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Seagri, a inclusão dos agentes de Ater no Projovem é um desafio que objetiva a formação social e profissional, com foco na inclusão produtiva, e utilizando as ferramentas da metodologia participativa que orienta o trabalho de assistência técnica.

“A Seagri acredita que assim estaremos promovendo meios para a sucessão rural, ou seja, a sucessão para o trabalho no campo, que é tão importante para quem mora no campo e na cidade”, citou Rita de Cássia.

O Projovem Campo Saberes da Terra em Alagoas terá duração de dois anos e vai trabalhar cinco temas relacionados à agricultura familiar: sistema de cultivo, sistema de criação de animais, extrativismo, aquicultura e agroindústria.

Diego Barros/Seagri-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário